quarta-feira, 15 de agosto de 2007


Jornalismo é brega

Sei que algumas pessoas irão ler o título deste texto e quererem comer meu fígado acompanhado de algumas batatinhas e meia dúzia de pimentões. E sabe o que eu penso a respeito? Moralismo é um saco! Os moralistas irão me perguntar o que pode ser considerado brega e o que pode ser considerado chique. Eles irão me questionar o que eu quero dizer com esse título. Aquele papo chato de intelectual-moralista ou moralista-intelectual, sabe?! Eu digo: jornalismo é brega e sem graça mesmo!

Segundo o dicionário Aurélio, breguice é sinônimo de cafonice. Jornalismo é tudo isso. Jornalista é pago para reproduzir os pensamentos alheios. Imparcialidade, imparcialidade, imparcialidade pregam os manuais de redação. Jornalismo não pode ter nariz de cera, jornalismo tem que ter deadline, jornalismo tem que ouvir o outro lado. Jornalista tem que ser inteligente e ter senso crítico. Eu odeio tudo isso e também não gosto de picles! Afinal, jornalismo é repetitivo e jornalista é redundante.

Jornalismo paga mal. Jornalismo defende interesses da própria mídia. Jornalismo defende interesses privados que não os dos jornalistas. Jornalista é um vendedor de um produto chamado pensamento. E por não concordar em vender produtos fantasiados de pensamentos – idéias – conteúdo – sou o mais novo jornalista desempregado do Brasil, a partir do próximo 17-08-2007, iminente sexta-feira. Não fui demitido. Diante das circunstâncias fui influenciado a pedir (uma espécie de) "demissão"! Cumpro (um tal de) aviso prévio e depois pego meu boné e vou embora...!

Jornalismo é profissão para idealista. Jornalismo (de verdade) é uma profissão em extinção como a de sapateiro e maquinista. Jornalista não costuma ter carteira assinada. Jornalista tem glamour, mas tem bolso vazio. A profissão de jornalista é bonita no cinema e na novela apenas. O jornalismo apodrece no leito de uma UTI. Talvez o jornalismo nem exista mais. Todo esse meu texto está falando de um morto que esqueceram de enterrar. A força do dinheiro venceu a força da informação. Comigo não: antes um desempregado que uma prostituta ideológica! Eu sou brega sim, e daí???

Nenhum comentário: